l

Como enfrentar o desemprego

Como lidar com o desemprego?

A economia nunca está precisamente certa e as condições de trabalho estão cada vez mais instáveis: hoje podemos estar com um emprego, amanhã talvez desempregados, nunca se sabe de certo, mesmo ainda para aqueles que isso pode ser impossível de acontecer. O trabalho para um cidadão é uma grande parte de sua identidade, isso o define até um certo nível, e talvez perder o emprego pode ser algo devastador. Além disso, estar desempregado é uma frase muito frustrante na parte emocional e até mesmo física, pois as vezes, junto com esse tipo de notícia vem ainda a depressão e também o desespero, que não ajudam a pessoa a se sentir com vigor físico. Confira algumas dicas para saber como lidar com o desemprego.

1. Faça um balanço da situação financeira. Se você acabou de ficar desempregado, faça a sua contabilidade financeira. Conte os seus custos fixos mensais, da suas poupanças, e também trace um plano que demonstre quanto tempo será capaz de você aguentar sem receber dinheiro no final de cada mês. Comece a verificar do que terá de se abdicar se você não arranjar um emprego nos seus próximos 6 meses, e também comece já a tratar da sua vida financeira, espere o melhor sempre, mas também esteja preparado para o pior, pois isso será uma forma de evitar as situações ruins.

2. Reflita sobre os seus sonhos. Será que você está na carreira que realmente quer estar ? Talvez ser despedido seja uma janela que foi aberta para uma nova forma de vida, ou então uma nova oportunidade, talvez ainda exista um trabalho que realmente o deixe ainda mas feliz, você já pensou nisso ? Pense sempre em alternativas do que gostaria de fazer e comece a considerá-las de forma séria.

3. Seja sempre ativo. Não caia nas tentações de ficar o dia todo de pijama e receber a situação de desempregado de forma passiva, em que a sua única diversão é mudar de canal. Quanto mais tempo você prolongar este tipo de atitude, mais difícil será de você conseguir arranjar um novo trabalho. Dessa forma, enquanto você está sentado e sentindo pena de si mesmo, as oportunidades de trabalho lá foram que existem no mercado estão sendo agarradas por outros. Pense nisso.

4. Mantenha o seu Curriculum sempre atualizado. Se você já está desempregado faz algum tempo, é realmente importante que atualize o seu Curriculum Vitae. Faça cursos de formação, se voluntarie também para trabalhar em uma associação, demonstre sempre que apesar de estar desempregado, é uma pessoa ativa, senão sempre que for a uma entrevista irão olhar para o seu curriculum e perceber que esteve sem fazer nada o tempo todo, algo que não irá causar boa impressão.

5. Ligue para quem você conhece. Nunca subestime o poder de conhecer as pessoas. Não sinta vergonha e nem fique em casa esperando que te perguntem se precisa de ajuda, entre em contato com todos os que você conhece, lhes de a notícia de que está sem emprego, envie à eles talvez o seu Curriculum, e pergunte se conhecem alguém que precisa das suas aptidões profissionais, para informar ou talvez entregar o seu Curriculum. Nunca se esqueça de que cada pessoa conhece em média mais 100, isso faz com que se você expuser a sua situação para o maior número de pessoas possível, maior a chance de alguém surgir com alguma oportunidade.

6. Aproveite as suas redes sociais da Internet. Você tem muitos amigos no Facebook, Twitter, MSN, Orkut ? Então para que servem eles ? Envie a todos uma mensagem dizendo que você está à procura de trabalho, descreva o que você pretende e não sinta vergonha, afinal, para que tanto serve ter diversos amigos ?

7. Se mantenha atualizado. Esteja sempre na frente dos outros, e como isso ? Leia muito, leia livros da sua área, os melhores que existem no mercado, pois isso será apenas um investimento em si mesmo. Se você não pode comprar livros novos, vá até algum sebo e compre usados, ou então vá até alguma biblioteca pública alugar alguns que façam com que se sinta melhor profissionalmente. O poder que um excelente livro técnico lhe da é enorme, nunca se esqueça disso. Inclua livros de auto-ajuda, e até mesmo de ficção que lhe ajude a ser uma pessoa melhor e a saber prosseguir nos seus objetivos.

8. Procure outras formas de se manter de forma ativa. O dinheiro talvez possa existir durante o seu tempo de desempregado, mas não irá durar para sempre. Você tem que garantir o seu dinheiro, mesmo que isso significa ter que trabalhar com um trabalho temporário ou talvez como um freelancer. Não perca os seus contatos que conheceu no trabalho anterior, ofereça os seus serviços, nunca pare de exercer os seus conhecimentos, eles são extremamente válidos, e as vezes as empresas só necessitam de trabalhos ocasionais, podendo fazer com que isso seja uma porta aberta para um trabalho fixo.

9. Aprenda com os seus erros. Se você tem ido em diversas entrevistas e em vários locais para tentar arranjar um trabalho, e mesmo assim não recebe nenhum telefonema ou então e-mail de oportunidade para uma segunda entrevista, é sinal de que o problema pode estar em si mesmo. Reveja a sua atuação, será que esta sendo arrogante, ou talvez um pouco ambicioso ? Se você é chamado para uma entrevista e não é selecionado, pode ser talvez que a sua atitude foi inferior ao que seu curriculum aparenta. Não tenha problemas em ligar para a pessoa que te entrevistou e lhe perguntar de forma educada o que achou sinceramente de sua entrevista, da forma como você se comportou, e talvez se tem algum conselho que lhe faça melhorar na entrevista. Seja uma pessoa humilde e aprenda com os seus erros.

10. Nunca desista. Envie para diversos lugares o seu currículo. Em seguida ligue para saber se já receberam e se já tiveram a oportunidade de o ver. Se puder vá até o local e visite as instalações, se acostume com a estrutura da empresa e vá sempre preparado para uma entrevista. Existirão dias melhores do que outros, mas tente sempre lidar com esse tipo de situação de forma positiva, e nunca desista, pois desistir de arranjar emprego é desistir de si mesmo, seja um homem, e lute pelo que realmente deseja.





Gostou do Artigo? Ajude-nos a divulgar clicando em sua rede social logo abaixo ou à esquerda!

Deixe seu comentário logo abaixo, ou então uma sugestão em nossa caixa de mensagens.

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias